Pular para o conteúdo

A Especialização em Fenomenologia Decolonial e Clínica Ampliada traz uma proposta inovadora e urgente ao apresentar de forma decolonial e crítica as principais noções da fenomenologia hermenêutica e existencial. Temos como foco central a formação clínica, compreendida de forma ampliada, com ênfase em aspectos éticos, políticos e sociais. Esta Especialização cumpre com todos os requisitos exigidos pelo MEC para a concessão do título de Especialista às(aos) discentes concluintes e aprovades. Aulas online (ao vivo) pela ferramenta Zoom. As gravações das aulas ficam disponíveis por no mínimo 2 anos. Propiciamos, como forma de  ampliar, aprofundar e fortalecer nossa formação, campos de diálogos com autoras e autores que discutem questões raciais, de gênero e decolonialidade, das mais diversas áreas e saberes.

As aulas e debates estão divididas nos seguintes eixos transversais: 
  1. Pensamento e Fenomenologia Existencial (Hannah Arendt; Simone de Beauvoir; Sartre; Merleau-Ponty; Heidegger; Hans Jonas e Levinas). 
  2. Fundamentos Éticos e Políticos (Movimento Decolonial; Teologia da Libertação; Lélia Gonzaléz; Guerreiro Ramos; Abdias do Nascimento; Florestan Fernandes; Marxismo; Escola de Frankfurt; Paul Giroy; Conceição Evaristo; bell hooks; Grada Kilomba; Silvio Almeida; Mbembe; branquitude).
  3. Práxis Fenomenológica Decolonial (Fundamentos filosóficos da Prática; Psicopatologia Fenomenológica: Franz Fanon, Biwnswanger e Boss; Infância; Redução de Danos; Cuidados Paliativos; Luto; Plantão Psicológico; Configurações afetivas; Paulo Freire; Ecofenomenologia e Ecofeminismo: Ivone Gebara e Vandana Shiva).
  4. Interseccionalidade e Encontro de Saberes: (Questões Raciais; Saberes dos Povos Originários; Espiritualidades Decoloniais; Os feminismos; Questões de gênero: Judith Butler e Paul Preciado; Existências não binárias; Memória e ditadura). 

O curso tem a Coordenação das psicólogas Drª. Maíra Mendes Clini e Me. Débora Elianne, e a Coordenação Acadêmica do filósofo Dr. Alexandre Cabral (UERJ). Contamos com um corpo de professores/palestrantes renomades nos mais diversos campos, que ocupam lugares acadêmicos, políticos, sociais, populares e originários.

Próxima turma

Início: 04 de Agosto de 2025, segunda-feira, de 19h às 22h (Horário de Brasília) – INSCRIÇÕES ABERTAS!

Objetivos da especialização

1. Apropriar-se dos questionamentos e reflexões rigorosas sobre o existir humano a partir do pensamento de pensadoras e pensadores ligades à fenomenologia existencial e hermenêutica.

2. Exercitar o giro decolonial a partir de reflexões e provocações executadas por pensadoras e pensadores latino-americanes, aproximando os pensamentos diversos a questões pertinentes às práticas enraizadas em cada contexto.

3. Conhecer e debater pensamentos ligados a questões raciais, de gênero, de classe, situados no nosso contexto histórico e social.

4. Refletir e atualizar as diversas práticas clínicas, compreendidas de forma ampliada, com base em discussões éticas, políticas, históricas e sociais.

A quem se destina

Graduades em Psicologia, Medicina e demais áreas afins.

Corpo docente

  • Profª. Drª. Maíra Mendes Clini (NUCAFE)
  • Profª. Me. Debora Elianne
  • Prof. Dr. Alexandre Cabral (UERJ)
  • Profª. Carol Potiguara
  • Profª. Drª. Cristine Mattar
  • Prof. Dr. Gustavo Alvarenga Santos (UFTM)
  • Prof. Dr. Lilian Conceição
  • Prof. Me. Lucas Gabriel
  • Prof. Dr. Luis Jardim
  • Prof. Me. Marcio de Jagun
  • Profª. Mona Lima (educadora afrodiaspórica)
  • Prof. Ramiro Gonzalez
  • Prof. Dr. Roberto Novaes (UFF)
  • Prof. Dr. Rodolfo Souza (UCL)
  • Profª. Drª. Vilma Piedade

Supervisão Clínica

  • A partir do segundo mês da Especialização e sem custo adicional.

A Matriz Curricular se organiza em disciplinas que articulam as seguintes discussões

  • Movimento Decolonial
  • Questões de gênero e raça
  • Psicologia Desidentitária
  • Clínica Crítica Ampliada
  • Fenomenologia e Direitos Humanos
  • Fenomenologia Decolonial
  • Saberes Populares e Originários
  • Interseccionalidade
  • Contribuições da Sociologia: pensamento crítico
  • O pensamento de Hannah Arendt
  • O pensamento de Simone de Beauvoir
  • Fenomenologia-Hermenêutica de Martin Heidegger
  • Psicopatologia Fenomenológica: Franz Fanon
  • Daseinsanálise: Contribuições de Boss e Binswanger
  • O pensamento de Jean-Paul Sartre e o fazer clínico
  • O pensamento de Merleau Ponty e o fazer clínico
  • Psicoterapia individual, casal, família, grupo e crianças
  • Luto, literatura e clínica

Cronograma da nova turma de agosto de 2025

Duração do curso

20 meses, total de 360 horas totalmente aproveitadas em aulas teóricas, clínica e supervisão.

Horário das aulas e supervisão de práticas clínicas (online e ao vivo)

As aulas teóricas online (ao vivo) ocorrerão às segundas-feiras de 19h às 22h, conforme calendário acima e ficarão gravadas e disponíveis para as(os) pós-graduandes por pelo menos dois anos após o encerramento da turma. O horário de supervisão de práticas clínicas será  informado em breve. E as supervisões serão realizadas apartir do segundo mês da especialização. Tanto as aulas teóricas quanto a supervisão de práticas clínicas serão realizadas 100% na modalidade online de forma síncrona, ou seja, encontros ao vivo 

Metodologia

Nossa metodologia é uma aposta em um processo de ensino-aprendizado que trata a(o) pós-graduande com respeito, maturidade e cuidado, para tanto destacamos:

> Todas as nossas 360 horas são de aulas e supervisões. Atividades assíncronas são sempre sugeridas mas nunca contabilizadas como horas aulas.

> Nossas aulas são semanais, o que torna o processo de aprendizagem e reflexão em grupo contínuo, potente, motivador e agradável.

Nossas aulas não se caracterizam pelo modelo palestra e público composto por mais de 3 horas com um mesmo professor falando sobre um mesmo tema. Mas sim, intercalamos temas afins e professores de excelência, com as mais diversas trajetórias acadêmicas, políticas e profissionais, tanto no campo acadêmico quanto para além, o que proporciona à (ao) pós-graduande um acesso à diversidade de olhares, compreensões e posturas sobre colonialidade ainda presente em nosso tempo, em meio as reflexões fenomenológicas existenciais.

> Dois meses após o final de cada uma das quatro disciplinas (cada disciplina tem a duração de 5 meses), deverá ser enviado pela/o pós-graduande uma atividade baseada no método fenomenológico chamado “Versão de Sentido”, que consiste no registro das experiências de aprendizado ao longo da disciplina.

> Supervisões clínicas desde o sétimo mês, o que permite compreender na experiência prática tudo o que é visto e debatido nas aulas teóricas.

Investimento

Mensalidade: R$ 580,00 por mês (20 meses). 

Incluso sem custo adicional: Supervisões Clínicas, Oficina de Artigos e outras atividades.

Cada inscrito(a) receberá o livro Dororidade (Vilma Piedade) e Psicologia, Fenomenologia e questões decoloniais: interseções (Org. Alexandre Trzan e Cristine Mattar, 2022). Inscreva-se agora! Vagas limitadas!

matricule-se já! (obs.: edital de bolsas será lançado em julho de 2025)

Coordenação PEDAGÓGICA

Maíra Clíni

Pós-doutoranda em filosofia pela UERJ. Doutora e mestre em Psicologia Social pela USP, graduada pela Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, ministra disciplinas relacionadas à fenomenologia existencial e hermenêutica e supervisiona estágios básicos sob essa mesma abordagem. Atende em consultório particular, ministra supervisão clínica sob abordagem fenomenológico existencial e hermenêutica.

Coordenação DISCENTE

Debora Elianne

Psicóloga clínica, Professora Universitária e Supervisora de Estágios em cursos de graduação em Psicologia. Experiência profissional no contexto do SUAS – Sistema Único de Assistência Social no âmbito da Proteção Social Especial, atuando diretamente com situações de violência/violação de direitos e, no contexto do SUS – Sistema Único de Saúde, trabalhando em serviços de Saúde Mental (CAPS  III e Enfermaria Psiquiátrica de Hospital Geral). Mestrado pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP. Especialização em andamento em Psicologia Clínica Fenomenológica-Existencial pelo Núcleo de Clínica Ampliada em Fenomenologia Existencial. Estudos continuados no campo das relações raciais com ênfase para a formação em Africanidades, Literatura infantil e Circularidades- Batuclagem Diversas pela UF/ABC. Membra da Abrapso – Associação Brasileira de Psicologia Social – Núcleo Regional SP.

Coordenação Acadêmica

Alexandre Cabral

Graduado em filosofia e teologia (Instituto Metodista do Rio de Janeiro e EST, respectivamente), possui mestrado e doutorado em filosofia (UFRJ e UERJ, respectivamente) e doutorado em teologia (PUC-RJ). É professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Federal Colégio Pedro II (CP II). Publicou dezessete livros até o momento e diversos artigos em revistas especializadas.

CERTIFICAÇÃO

Esta Especialização é oferecida por uma parceria institucional entre a NUCAFE e  Faculdade Van Gogh.  Faculdade Van Gogh é credenciada pela Portaria MEC nº 1.199/2018, publicada no Diário Oficial em 16/11/2018, conforme a regulamentação do MEC. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: https://emec.mec.gov.br.

Assista

Primeira aula inaugural e aberta da Especialização (14/03/22):
Prof. Dra. Kiusam de Oliveira Prof. Dr. Danilo Guimarães