Pular para o conteúdo

APRESENTAÇÃO DO CURSO

“Das três transformações
Três transformações do espírito vos menciono: como o espírito se muda em camelo, e o camelo em leão, e o leão, finalmente, em criança.” 
Assim falou Zaratustra, F. Nietzsche.

O NOSSO OBJETIVO É:
Enriquecer sua práxis clínica com crinaças, adolescentes, casais e famílias.

E COMO FAREMOS ISSO?

Oferecendo meios de construção de um espaço de reflexão, cuidado e ética na lida com crianças, adolescentes e famílias, respeitando a diversidade que as constituem, a partir da nossa formação crítica, que é fundamentada no rigor e na radicalidade da fenomenologia e dos estudos das estruturas de poder de nosso tempo.

O poder organiza-se a partir do estado de exceção, isto é, da necessidade de um soberano ou decisor último. Esse modelo se replica nos circuitos ou sistemas afetivos, e a dinâmica patriarcal é sua manifestação cabal. A perspectiva fenomenológica cumpre portanto um papel de nomear o que não está claro ou dito: a razão de ser da clínica das famílias é desvelar os jogos de poder que incidem sobre elas, nomeando-os. Essa nomeação é possibilitada por uma análise retórica da linguagem, examinando as metáforas que ocultam os dispositivos de poder, bem como um conhecimento epistemológico das ciências.

Não focamos apenas no atendimento infanto-juvenil. Todo adulto já foi criança e traz para a clínica discursos sobre essa experiência, assim como sobre relações familiares. Este curso é para quem se interessa por entender melhor esses fenômenos, ampliando a potência da própria clínica.

Assim, o curso visa promover essa potência da clínica, em seus aspectos práticos (atendimento, seguranças jurídica, financeira e digital), ao mesmo tempo em que desloca o eixo epistemológico psi de suas supostas bases biológicas para um paradigma fenomenológico e político.

O curso também oferece formação em acompanhamento, aconselhamento e atendimento a casais. Discutiremos as especificidades dessa clínica na fenomenologia e apresentaremos, também, uma estratégia de atendimento breve a casais e famílias (10 sessões).

Para tanto, o curso discute os seguintes tópicos:

1) Filosofia: a perspectiva fenomenológica no atendimento de famílias.
2) Retórica: desvelando os sentidos das metáforas, tropos e entimemas dos discursos de poder.
3) O que é um casal?
4) O que é uma família?
5) Fertilidade e infertilidade.
6) Gravidez e corpo público.
7) Aborto.
8) O sequestro do puerpério pela  “pseudomedicina” e a fenomenologia como reparação.
9) Amamentação: ato de amor, de dor, público ou privado?
10) Como orientar os genitores na criação de seus filhos.
11) Quais sentidos de ser genitor em nossos tempos?
12) Ser criança hoje.
13) O atendimento de crianças na clínica fenomenológica.
14) Adolescência.
15) Diagnósticos: a incidência dos hormônios e fármacos na família.
16) Plantão Psicológico.

EXCLUSIVO:

Os estudantes tem a possibilidade de participar do Plantão Psicológico para genitores/responsáveis.

Todas as sextas-feiras, das 11h às 12h, a equipe do curso de Pós-graduação em clinica fenomenológica das infâncias, adolescências e famílias estará a disposição para atender genitores e/ou responsáveis que queiram tirar dúvidas sobre aspectos relacionados à psicologia infanto-juvenil e relações familiares. 

O atendimento é gratuito e também se constitui como porta de entrada para a clinica-escola infanto-juvenil do Nucafe.

Para participar, não precisa se inscrever, basta clicar no link na sexta-feira 11h com a câmera aberta, privacidade e uma boa conexão internet.

Próxima turma

À quem se destina?

Estudantes, pesquisadores e profissionais interessados pelo tema.. ,rr

Corpo docente e palestrantes

  • * Dra. Myrna Coelho – psicóloga, mestre MAC-USP, doutora PROLAM-USP, pós-doutora pelo Instituto de Psicologia – USP, Coordinatore genitoriale INCOGE-Itália, Certificado CPD/UK Safeguarding of Vulnerable Adults – Level 3, professora do Instituto Sedes Sapientiae.
  • * Dr. Alexandre Bonilha – filósofo USP/Heidelberg, Mestre IEL-Unicamp, Doutor FFLCH-USP, formação como doula, Coordinatore Genitoriale INCOGE-Itália, professor do Instituto Sedes Sapientiae..
  • Dr. Alexandre Trzan-Ávila (USU/NUCAFE/U. Évora)
  • Prof. Dr. André Assis (Instituto Dasein)
  • Profa. Me. Andrezza Peretti
  • Prof. Dr. Beto Machado (Instituto Dasein)
  • Profa. Dra. Carla Caminholi
  • Profa. Me. Cynthia Prado (UNIP)
  • Dra. Fabiana Jordão Martinez (Professora do Instituto de Historia e Ciências Sociais da Universidade Federal de Catalão – UFCAT)
  • Prof. Dr. Gabriel Barros 
  • Profa. Dra. Henriette Morato (USP)
  • Profa. Dra. Izildinha Konichi (Quartenio)
  • Profa. Dra. Laiz Chohfi (IP – USP)
  • Dra. Leandra Rossi (FAPSI-RP)
  • Dra. Lívia Cretton.
  • Me. Lívia Grijó Halfeld – Psicóloga. Mestre e Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Profa. Dra. Luciana Szymanski (PUC-SP)
  • Dra. Maíra Clini (Coordenadora da Especialização “Fenomenologia Decolonial e Clínica Ampliada” – NUCAFE, USCS)
  • Dr. Marcus Sacrini (Professor livre-docente do Departamento de Filosofia da USP)
  • Dra. Paula Helena Lopes (SOCIESC)
  • Me. Priscilla Glaser.
  • Prof. Raquel Martins Pozzi
  • Profa. Me. Sabrina Alvares
  • Profa. Dra. Vilma Piedade
  • Entre outros.

A Matriz Curricular se organiza em disciplinas que articulam as seguintes discussões

Conceitos fundamentais e genealogia da Fenomenologia; Estratégias Discursivas Clínicas aplicadas às crianças e adultos; Questões Práticas da Clínica, nomeadamente segurança digital, finanças, normas e leis; Patriarcado como fundamento da Psicologia; Fundamentos do Feminismo; Feminismo e Fenomenologia; Mediação Familiar; Crítica à psicopatologia; Teorias de Poder; Filosofia Política; Conceitos de Retórica e de Argumentação.

Cronograma das aulas da turma de ABRIL de 2024.

Modalidade, dias e horários das aulas

Tanto as aulas teóricas quanto a supervisão das práticas serão realizadas na modalidade online de forma síncrona, ou seja, aulas ao vivo. As aulas teóricas online ocorrerão às sextas-feiras de 08h às 11h (total de 12 horas por mês). As aulas ficarão gravadas e disponíveis para os alunos. O horário de supervisão em grupo atende a agenda dos supervisores e dos pós-graduandos sempre que possível. 

Em cada aula os coordenadores do curso apresentarão o argumento e a linha de raciocínio que se articulam com as reflexões dos professores convidados, com a leitura das obras pertinentes, apresentação de filmes e outros materiais culturais; as aulas possuem duração de 3 horas, sendo que 2 dessas horas serão compostas de exposição do docente, e 1 hora dedicada a pensar práxis (o fazer na clínica ampliada), a partir da divisão dos participantes em grupos de trabalho, para posterior discussão coletiva.. ,rr

Duração

20 meses, total de 360 horas divididas em aulas e supervisão de situações clínicas e institucionais.. ,rr

Investimento

Mensalidade: R$ 540,00 por mês (20 meses). 

Incluso: Supervisões Clínicas e Oficina de Construção  de Artigos e outras atividades.

Cada inscrito(a) receberá o livro de Maria Beatriz Cytrynowicz. Criança e infância – Fundamentos existenciais – Clínica e orientações. Chiado Editora, 2018.

Registre seu interesse para cursar uma nova turma

Coordenação Acadêmica

Dra. Myrna Coelho
Psicóloga, mestre MAC-USP, doutora PROLAM-USP, pós-doutora pelo Instituto de Psicologia – USP, Coordinatore genitoriale INCOGE-Itália, Certificado CPD/UK Safeguarding of Vulnerable Adults – Level 3, professora do Instituto Sedes Sapientiae.

Coordenação Pedagógica

Dr. Alexandre Bonilha
Filósofo USP/Heidelberg, Mestre IEL-Unicamp, Doutor FFLCH-USP, formação como doula, Coordinatore Genitoriale INCOGE-Itália, professor do Instituto Sedes Sapientiae.

Coordenação Discente

Carla Sabrina Paulo.
Psicóloga, formada pelo GAMA em Psicologia da Gravidez, Parto e Puerpério, pós-graduanda em Fenomenologia Decolonial pelo Nucafe. Plantonista no Núcleo de Fenomenologia Crítica.

Certificação da Especialização

Esta Especialização é oferecida por uma parceria institucional entre a NUCAFE e a FGE-SP. A Faculdade de Governança, Engenharia e Educação de São Paulo (FGE-SP) é credenciada pela Portaria MEC nº 1.058/2021 de 27/12/2021, publicada no Diário Oficial em 28/12/2021, conforme a regulamentação do MEC. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: https://emec.mec.gov.br

Assista

Trecho da apresentação da coordenadora acadêmica Dra. Myrna Coelho