Pular para o conteúdo

Professoras/es

Professoras e professores

Supervisores

  • Dr. Bernardo Rocha de Faria (UNIFASE)
  • Dra. Carolina Dhein (IFEN)

 

Dr. Alexandre Cabral (filósofo, UERJ)

Graduado em filosofia e teologia (Instituto Metodista do Rio de Janeiro e EST, respectivamente), possui mestrado e doutorado em filosofia (UFRJ e UERJ, respectivamente) e doutorado em teologia (PUC-RJ). É professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Federal Colégio Pedro II (CP II). Publicou quinze livros até o momento e diversos artigos em revistas especializadas.

 

Dr. Marco Casanova (filósofo, UERJ)

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Associado do Departamento de Filosofia da UERJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, Autor de “O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche” (2003), “Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger” (2006), “Compreender Heidegger” (2009), “A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte” (2013), “A falta que Marx nos faz” (2017), “Mundo e historicidade: Leituras fenomenológicas de Ser e tempo” (2017), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.

 

Dra. Thana Mara (filósofa, UFES)

Professora Associada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFES e como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPR. Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade de São Paulo, mestrado, doutorado e pós-doutorado em filosofia contemporânea pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Coordenadora do GT de Filosofia Francesa Contermporânea entre 2012 e 2014.. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sartre, Beauvoir, fenomenologia, filosofia e psicanálise, e filosofia e gênero.

 

Dr. Alexandre Trzan-Ávila (USU)

Psicólogo (CRP: 05/35809). Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ). Doutorando em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (PPDESDI/UERJ). Especialista em Psicologia Clínica (CRP-RJ). Docente, supervisor de estágio e coordendor de duas linhas de pesquisa: Clínica Ampliada e o pensamento fenomenológico existencial; Desconstruindo a Psicologia Clínica: cisnormatividade, heterossexualidade compulsória, gênero e pensamento decolonial na Universidade Santa Úrsula. Coordenador da Especialização em Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial na Unyleya/Nucafe. Coordenador do Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenológico Existencial (NUCAFE). Pesquisador no campo do pensamento fenomenológico existencial, gênero e decolonialidade. Conselheiro do CRP-RJ (2010-2013, 2013-2016 e 2019-2022). Presidente da Comissão de Análise do Título de Especialista (CATE/CRP-RJ) e Presidente da Coordenadoria Técnica (COTEC/CRP-RJ). Autor do livro: Identidade de gênero: performatividade, ser-aí e subversões. Rio de Janeiro: Edições IFEN. 2019.

 

Dr. Bernado Rocha (UNIFASE/Petrópolis)

Bernardo Rocha de Farias é psicólogo graduado pela PUC-RJ. Doutor e mestre em Psicologia Social pela UERJ, é também especialista psicologia clínica. Atualmente é professor e supervisor clínico da UNIFASE/Petrópolis e atua como psicólogo clínico.

Dra. Carolina Dhein (IFEN)

Doutora em Psicologia Social Pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia Social pela mesma universidade. É pós-graduada pelo Instituto de Psicologia Fenomenológica-Existencial do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua como professora associada do Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro; desempenha atividades de ensino e supervisão clínica. Tem experiência em Psicologia Clínica de base fenomenológica-existencial, com ênfase no pensamento fenomenológico-existencial de Jean-Paul Sartre.  Autora do livro A clínica psicológica em diálogo com Sartre (edições IFEN).

 

Dra. Daniela R. Schneider (UFSC)

Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), orientadora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) e Mestrado profissionalizante em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Tem graduação em Psicologia (UFSC, 1987), Mestrado em Educação (UFSC, 1993), Doutorado em Psicologia (PUC/SP, 2002), Pós-Doutorado em Ciência da Prevenção (Universidad de Valencia – España, 2012 e University of Miami – USA, 2019). Atividades de Pesquisa e Extensão estão na ênfase de Tratamento e Prevenção Psicológica, voltando-se para estudos dos problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, desenvolvimento e avaliação de estratégias, programas e sistemas de prevenção e promoção da saúde, Rede de Atenção Psicossocial. É especialista na obra do filósofo Jean-Paul Sartre, com vários estudos sobre psicologia e clínica existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ “Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas”. Coordenadora do PSICLIN/UFSC. É da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção de Saúde (BRAPEP) e membro do GT Drogas e Sociedade da ANPPEP. Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ. É coordenadora do Ponto de Cultura da Associação Cultural Baiacu de Alguém, que desenvolve projetos socioculturais e de promoção da saúde em Florianópolis. 

 

Dr. Fernando Gastal (UFRJ)

Professor Associado do Instituto de Psicologia da UFRJ, doutor em Psicologia do Trabalho e das organizações (UFSC- Paris 7), Pós-doutorado em Psicologia do Trabalho (Universitat Autònoma de Barcelona), Mestre em Psicologia pela UFSC e Mestre em Sociologia pela Université Paris 7. Especialista em fenomenologia e existencialismo e Psicólogo graduado pela UFSC. Atualmente desenvolve pesquisas sobre os temas do Sofrimento Psíquico no Trabalho e Psicanálise Existencial, coordena dois projetos de extensão, um deles em Clínica Existencialista junto ao Departamento de Psicologia Aplicada do Instituto de Psicologia (UFRJ) e outro em Clínica do Trabalho. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na linha Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos do Instituto de Psicologia da UFRJ e possui uma série de publicações sobre fenomenologia, existencialismo, trabalho e subjetividade.

 

Dra. Lúcia Scarlati

Psicóloga graduada pela UFF. Doutora e mestre em Psicologia Social pela UERJ, é também especialista em psicologia clínica. No presente momento, atua com psicologia clínica e institucional (CPII).

Dr. Luiz José Veríssimo (UVA)

Psicólogo clínico (graduação pela PUC-RJ), graduado, mestre, doutor e pós-doutor em Filosofia (UERJ). Graduação em Comunicação Social (Jornalismo – UFRJ). Professor de Teorias e Psicoterapias Existenciais e Humanistas e de Psicologia Analítica na Universidade Veiga de Almeida (UVA). Supervisor clínico na UVA na abordagem fenomenológico-existencial. Professor do curso de Pós-Graduação-Especialização em Psicologia Fenomenológico-Existencial na UNIPAR. Professor do Curso de Pós-Graduação (Especialização) em Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário na PUC-RJ. Professor do Curso de Pós-Graduação em  sicoterapia Existencial da ISECENSA. Publicou livros, capítulos e artigos nas áreas de Psicologia Existencial, Psicologia Analítica, Amor e afetividade, Ética, Filosofia da Religião.

 

Esp. Márcia Noleto 

Psicóloga. Jornalista. Langue, Littérature et Histoire – Ministère de l’Education Nationale Française, Université de Nancy II. Mestranda em Metafísica e Filosofia da Ciência, UERJ, Orientador: Prof. Marco Casanova. Especialização em clínica Fenomenológica-Existencial, Universidade Santa Úrsula. Formação Teórico-Prática em Psicoterapia Fenomenológica-Existencial. Fundadora do Grupo Mães Semnome, lançou com a Fundação Getúlio Vargas a “Cartilha Jurídica do Luto” (2016). Dedica-se desde 2011 ao tema do luto materno e a implantação de uma rede de apoio aos enlutados.

 

Dr. Michelle Thieme de Carvalho Moura (EN)

Possui graduação em Psicologia (UERJ), mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ), e especialização em Psicologia Clínica fenomenológico-existencial.  Atualmente é professora adjunta da Escola Naval (EN). Em suas pesquisas e publicações têm buscado diálogos entre o pensamento sartriano com temas como sofrimento psíquico, contemporaneidade e arte.

 

Me. Nilson Lucas Dias Gabriel (NEIAB-UEM) 

Psicólogo graduado pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte), mestre e doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM); Professor de graduação e especialização em Psicologia Fenomenológico-Existencial e do pensamento de Frantz Fanon; Pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (NEIAB-UEM), do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia e Existencialismo (LIEPPFEX/CNPq), e membro do Grupo de Estudos em Fenomenologia e Existencialismo (GEFEX-UEM). Autor do livro: A Liberdade em Frantz Fanon: a existência aos olhos dos condenados à essência, “no prelo”, a ser publicado em 2021 pela Apolodoro Virtual Edições.

 

Paula Helena Lopes (SOCIESC)

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2019-2023); Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí (2012). É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Deficiência (NED – UFSC). Também é membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE – UFSC) e do Margens (Núcleo de Estudos Modos de Vida, Família e Relações de gênero). Atualmente é docente do Curso de Psicologia da Unisociesc. Atua sob perspectiva existencialista sartriana. Desenvolve pesquisas nas temáticas: gênero, feminismos, interseccionalidade, deficiência, maternidade, direitos sexuais e direitos reprodutivos.

 

Me. Rodolfo Souza (Celso Lisboa)

Doutorando em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ), mestre pelo mesmo programa (2015). Graduei-me em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá (2009) e fiz especialização em Psicologia Clínica na Abordagem Fenomenológico-Existencial pelo Instituto de Fenomenologia-Existencial (2013). Atualmente, sou professor na graduação de Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa, pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e psicólogo clínico em consultório particular. Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em clínica, subjetividade e psicologia social e jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica na abordagem fenomenológico-existencial, psicologia social, socioeducação, direitos humanos. Pesquisador associado à ABRAPSO.

 

Dra. Sylvia Mara Pires de Freitas (UEM)

Doutorado em Psicologia (PPI/UEM/PR). Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade (PUC/RS). Formação em Psicologia (CEUCEL/RJ). Formação em Psicologia Clínica na abordagem existencialista (NPV/RJ). Especialista em Psicologia do Trabalho (CEUCEL/RJ). Docente do curso de Graduação em Psicologia na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente do curso de Especialização em Residência Integrada Multiprofissional na Atenção à Urgência e Emergência (UEM). Docente de cursos de Especialização direcionados à abordagem Fenomenológico-Existencial. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado/doutorado – PPI/DPI/PPI/UEM). Líder do grupo de pesquisa Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisa em Psicologia, Fenomenologia e Existencialismo (LIEPPFEX – DPI/PPI/UEM), certificado pelo CNPq. Coordenadora do Grupo de Estudos em Fenomenologia e Existencialismo (GEFEX – DPI/PPI/UEM). Integrante do Laboratório Interinstitucional de Subjetividade e Trabalho (LIST – DPI/PPI/UEM), certificado pelo CNPq. Tem experiência na área de Psicologia com ênfases em Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho, atuando principalmente com as seguintes temáticas: Psicologia e Existencialismo de Jean-Paul Sartre. Constituição do sujeito e de grupos. Relações interpessoais e grupais. Relações com e no trabalho. Redes sociais virtuais. Autora do livro Psicologia Existencialista de Grupos e da Mediação Grupal: contribuições do pensamento de Sartre, lançado em 2018 pela Editora Appris. 

Me. Thaís de Sá Oliveira (Instituto Exsistentialis)

Psicóloga clínica com Mestrado em Reabilitação Psicossocial em Saúde Mental pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) e Especialização em Psicologia Clínica na Abordagem Fenomenológico-Existencial. Diretora do Instituto Exsistentialis. Membro da Associação Latino-Americana de Psicologia Existencial (ALPE) e da World Confederation for Existential Therapy (WCET). Autora de diversos artigos científicos sobre Sartre e do livro: A ontologia fenomenológica e a literatura: reflexões a partir de dois modos de expressão em Jean-Paul Sartre. Rio de Janeiro: Clube dos Autores, 2014. 

 

Dra. Zuleica Pretto (UNISUL)

Possuo Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), Mestrado (2003) e Doutorado (2015) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuo como professora efetiva do Curso de Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina desde 2004. Coordeno o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Existencialista Sartreana, na mesma Universidade.Tenho experiência na área de Psicologia, com ênfase em temas como: constituição do sujeito, infâncias, gerações, territorialidades, estudos de gênero, intervenção psicoterapêutica em diferentes contextos.


Voltar para a página de informações sobre a Especialização