Dr. Alexandre Trzan (psicólogo, USU) – COORDENADOR GERAL
Psicólogo (CRP: 05/35809 e OPP: 29.080). Pós-Doutorando em Filosofia no Centro de Filosofia, Política e Cultura na Universidade de Évora (Portugal), sob orientação da Dra. Irene Borges Duarte. Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ). Especialista em Psicologia Clínica. Docente e supervisor de estágio na USU, onde coordena as linhas de pesquisa: “Clínica Ampliada e o pensamento fenomenológico existencial” e “Desconstruindo a Psicologia Clínica: cisnormatividade, heterossexualidade compulsória, gênero e pensamento decolonial”. Coordenador Geral do Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenológica Existencial (NUCAFE – BR/PT). Ex-Conselheiro do CRP-RJ (Gestões: 2010, 2013 e 2019) e ex-Diretor do SindPsi-Rio (2016-2019). Pesquisador no campo do pensamento fenomenológico-existencial, gênero e decolonialidade. Organizador do livro: Fenomenologia, Questões Decoloniais e Psicologia: Interseções. Rio de Janeiro: Via Verita, 2022.
Dr. Alexandre Cabral (filósofo, UERJ) – COORDENADOR ACADÊMICO
Graduado em filosofia e teologia (Instituto Metodista do Rio de Janeiro e EST, respectivamente), possui mestrado e doutorado em filosofia (UFRJ e UERJ, respectivamente) e doutorado em teologia (PUC-RJ). É professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Federal Colégio Pedro II (CP II). Publicou quinze livros até o momento e diversos artigos em revistas especializadas.
Dra. Carolina Dhein (psicóloga) – COORDENADORA ACADÊMICA
Doutora em Psicologia Social Pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia Social pela mesma universidade. É pós-graduada pelo Instituto de Psicologia Fenomenológica-Existencial do Rio de Janeiro. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atua como professora associada do Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro, desempenhando atividade de ensino, orientação de monografias e supervisão clínica.; Tem experiência em Psicologia Clínica de base fenomenológica-existencial, com ênfase no pensamento fenomenológico-existencial de Jean-Paul Sartre e Martin Heidegger. Possui interesse nos seguintes temas: psicologia, filosofia e sociedade.
Dr. Joelson Rodrigues (psiquiatra, UFRJ-Macaé) – COORDENADOR ACADÊMICO
Médico psiquiatra, Mestre e Doutor em Psicologia. Professor Adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Campus Macaé). Coordenador do projeto de pesquisa “Medicina, Psiquiatria e Sofrimento Psíquico na Era da Técnica”. Coordenador do projeto de extensão “Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema”. Exerceu a função de Presidente e Vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé. FUNEMAC – de 2007 a 2012. Foi Subsecretário Municipal de Ciência e Tecnologia de Macaé. Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico – da Prefeitura Municipal de Macaé nos anos de 2013 e 2014 e Presidente do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia – IMCT – nos anos de 2015 e 2016. Tem experiência em Medicina, com foco em Psiquiatria e Psicologia Médica e em Gestão Pública, especialmente nas áreas de Educação Superior, Ciência e Tecnologia. Tem particular interesse pela inter-relação entre Medicina e Ciências Humanas, sobretudo Filosofia e Psicologia.
Dra. Myrna Coelho (psicóloga) – COORDENADORA ACADÊMICA
Psicóloga, pós-doutora pelo Instituto de Psicologia – USP, Instituto Sedes Sapientiae.
Dr. Alexandre Bonilha (filósofo) – COORDENADOR PEDAGÓGICO
Filósofo USP/Heidelberg, formação como doula, Coordinatore genitoriale pelo Istituto Nazionale per la Coordinazione Genitoriale Italiano, professor do Instituto Sedes Sapientiae.
Dra. Maíra Clini (psicóloga) – COORDENADORA PEDAGÓGICA
Pós-doutoranda em filosofia pela UERJ. Doutora e mestre em Psicologia Social pela USP, graduada pela Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora e professora do curso de aperfeiçoamento Fenomenologia Crítica: Ações Clínicas, Institucionais e Educacionais do Sedes Sapientae. Docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, ministra disciplinas relacionadas à fenomenologia existencial e hermenêutica e supervisiona estágios básicos sob essa mesma abordagem. Professora convidada dos cursos de especialização latu sensu: Especialização em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica do Instituto Dasein e Especialização em Psicologia Fenomenológica e Existencial da USCS. Atende em consultório particular, ministra supervisão clínica sob abordagem fenomenológico existencial e hermenêutica.
Dra. Marina Cecchini (psicóloga, FMUSP) – COORDENADORA PEDAGÓGICA
Psicóloga (06/ 81375). Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com especialização em Saúde da Família e Criança pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Mestre em Psicologia pelo Departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), Doutora pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Pós-doutoranda pelo Departamento de Fisiologia (FMUSP). Pesquisadora no Grupo de Fisiologia Aplicada & Nutrição (FMU/EEFEUSP) e psicóloga do esporte participante de Ambulatório de Medicina do Esporte da Disciplina de Reumatologia (FMUSP). Atua com o referencial da fenomenologia hermenêutica na clínica, nas atividades de supervisora, pesquisadora e docente.
Me. Thaís de Sá Oliveira (psicóloga) – COORDENADORA PEDAGÓGICA
Psicóloga Clínica. Doutoranda em Filosofia pela Universidade da Beira Interior (UBI – Portugal) com mestrado em Reabilitação Psicossocial em Saúde Mental pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB – Espanha) e especialização em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial pelo Instituto de Psicologia Fenomenológico Existencial do Rio de Janeiro (IFEN – Brasil). Diretora do Instituto Exsistentialis. Coordenadora e docente na Especialização em Psicologia Clínica Existencialista Sartriana do Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenológica Existencial e docente na Especialização em Psicologia em Saúde e Psicopatologia Fenomenológica (NUCAFE – Brasil) em colaboração com a Faculdade de Tecnologia de Curitiba (FATEC-PR – Brasil). Membro da Associação Latino-Americana de Psicologia Existencial (ALPE) e da World Confederation for Existential Therapy (WCET). Autora do livro “A Ontologia Fenomenológica e a Literatura: Reflexões a partir de Dois Modos de Expressão em Jean-Paul Sartre” e de diversos artigos científicos sobre psicoterapia fenomenológico-existencial e o pensamento de Jean-Paul Sartre.
Me. Debora Elianne (psicóloga) – COORDENADORA PEDAGÓGICA
Psicóloga clínica, Professora Universitária e Supervisora de Estágios em cursos de graduação em Psicologia. Experiência profissional no contexto do SUAS – Sistema Único de Assistência Social no âmbito da Proteção Social Especial, atuando diretamente com situações de violência/violação de direitos e, no contexto do SUS – Sistema Único de Saúde, trabalhando em serviços de Saúde Mental (CAPS III e Enfermaria Psiquiátrica de Hospital Geral). Mestrado pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP. Especialização em andamento em Psicologia Clínica Fenomenológica-Existencial pelo Núcleo de Clínica Ampliada em Fenomenologia Existencial. Estudos continuados no campo das relações raciais com ênfase para a formação em Africanidades, Literatura infantil e Circularidades- Batuclagem Diversas pela UF/ABC. Membra da Abrapso – Associação Brasileira de Psicologia Social – Núcleo Regional SP.
Beatriz da Cruz e Nunes de Souza (psicóloga) – COORDENADORA DISCENTE
Psicóloga formada pela Universidade Mackenzie (2020) e em acompanhamento terapêutico pela Equipe Humanidade – Acompanhamento Terapêutico (2021). Cursou o Aperfeiçoamento em Fenomenologia Crítica pelo Instituto Sedes Sapientiae (2020) e Psicoterapia Infantojuvenil na Perspectiva Fenomenológico-Existencial no IFEN (2022). Coordenadora Discente e cursando pós-graduação em Clínica Fenomenológica das Infâncias, Adolescências e Famílias pelo NUCAFE (2023). Oferece atendimento existencial às crianças, adolescentes, casais, famílias e grupos e acompanhamento terapêutico nos diferentes territórios – escolas, residências e espaços públicos.
Ludmila Consani (estudante de psicologia) – COORDENADORA DISCENTE
Graduada em Letras Português-Inglês (UFRJ); Formação intensiva em Teoria e Clínica Sartriana (NUCAFE); Formação “Treinamento em Psicoterapia Vivencial: uma abordagem existencial em terapia”; Curso de extensão “Sartre: entre a psicologia e a literatura” (PUC-Rio). Graduanda de Psicologia, 10º período (UVA) e pesquisadora no campo do pensamento sartriano.
Laura Costa (psicóloga) – Coordenadora de Comunicação
Psicóloga (CRP: 05/65375). Artista plástica, tendo estudado no Parque Lage–RJ, Sócia da NUCAFE, pesquisadora do Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenológica Existencial, gestora de mídias sociais, especializanda em Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial, formanda em psicomotricidade pelo Instituto Anthropos.
Hannah Ramos – Gerente de Marketing
Mestra em Administração com ênfase em estudos feministas pela UFF- RJ. Roteirista e produtora de conteúdo multiplataforma. Trabalhou no setor de imprensa e cultura da Missão Diplomática dos Estados Unidos no Rio de Janeiro. Atua como gerente de marketing estratégico desde 2019, em passagens por startups, institutos de pesquisa e instituições de ensino.
Supervisoras(es):
Drª. Lucas Gabriel (UEM)
Drª. Márcia Noleto (C-FEN)
Drª. Renata Capeli (UNIP)
Dr. Roberto Novaes (UFF)
Dr. Rodolfo Sousa (UERJ)
Lançamento de livro (2019)
Vídeo de Lançamento do livro “Identidade de gênero: performatividade, ser-aí e subversões”. Edições, 2019, de autoria de Alexandre Trzan Ávila. Esgotado nas Edições IFEN.